Acessibilidade para o voto faz parte da escolha das seções na 93ª zona eleitoral

Olá Jornal
agosto02/ 2022

Está aberto o período para solicitar alteração da seção eleitoral para votar no dia 03 de outubro. O prazo segue até o dia 18 de agosto, também para voto em trânsito. Embora seja possível solicitar troca de local de votação, para garantir acessibilidade para pessoas com algum tipo de deficiência, na 93ª Zona Eleitoral, a busca por locais já leva em consideração as facilidades de acesso.

Por isso, os 213 pontos de votação em Venâncio Aires, Boqueirão do Leão e Mato Leitão, já contam com fácil acesso. “Já buscamos estes locais e cuidado com a acessibilidade especialmente porque além dos deficientes, a faixa etária dos eleitores, em sua maioria é de idosos, o que pode dificultar o voto onde há escadas ou elevações maiores. Por isso, sempre buscamos este cuidado com os pontos de votação,” explica o chefe do cartório eleitoral da 93ª Zona, Eduardo Mosman.

Conforme o servidor, eleitores que encontraram dificuldades para registrar o voto no último pleito, podem solicitar a troca da seção. “Essa é uma alternativa permitida em lei, e pode ser feita no cartório,” explica.

Nos três municípios que compõem a zona eleitoral são 62,5 mil eleitores aptos a votar no pleito deste ano. Destes, 235 declararam possuir algum tipo de deficiência. Mais de 73% informaram dificuldades para o exercício do voto. Somente em Venâncio Aires são 192 eleitores com deficiência registrados.

VOTO EM TRÂNSITO
Também até o dia 18 de agosto pessoas com colégio eleitoral em Venâncio Aires, Boqueirão do Leão ou Mato Leitão podem solicitar o voto em trânsito. Ou seja, o eleitor não estará no seu domicílio eleitoral, por isso, com a solicitação poderá registrar os votos em cidades com mais de 100 mil eleitores. Até a última sexta-feira, 22, dois eleitores haviam solicitado o voto em trânsito no cartório eleitoral. Um irá votar em São Paulo e outro em Santa Maria.

FOTO: Divulgação/AI TSE

Olá Jornal