Ação Viva o Taquari Vivo ocorre neste sábado em Vila Mariante

Olá Jornal
abril02/ 2019

A Prefeitura de Venâncio Aires participa neste sábado, 06, de um dos maiores mutirões voluntários em defesa dos rios e arroios: Viva O Taquari Vivo. A açao é promovida pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e pela ONG Parceiros Voluntários e com as Prefeituras Municipais da região. Venâncio Aires, através da Secretaria de Meio Ambiente a partir das 7h30min em Vila Mariante.
O Viva o Taquari Vivo tem como principal objetivo sensibilizar a comunidade regional acerca das questões ambientais relacionadas à conservação de recursos hídricos através da promoção de valores ambientais para o despertar de novas atitudes individuais e coletivas.

Roupas para a ação 
A organização salienta que os voluntários que vão participar usem camiseta confortável e, se possível de manga longa para proteção contra picada de insetos; boné para proteger a cabeça da exposição do sol; sapatos confortáveis e de fácil limpeza, se possível impermeáveis, além de calças jeans compridas que são uma ótima opção por serem seguras e evitarem picadas de insetos e irritação da pele por algum contato com plantas.

Durante a atividade serão formados grupos de trabalho que ficarão responsáveis por recolher o lixo nas margens do rio Taquari e por separá-lo em categorias pré-estabelecidas. As categorias foram estabelecidas de forma a se conseguir enviar o material para indústrias de transformação e para fins de inferência dos hábitos da sociedade.

Pontos de ação
Além de Mariante, a comunidade da região terá a oportunidade de colaborar nos seguintes pontos: Porto dos Bruder, em Lajeado; Parque Municipal da Lagoa, em Estrela; Balneário Navegantes, em Arroio do Meio; Clube Náutico Delta, em Cruzeiro do Sul e Barragem Eclusa, em Bom Retiro do Sul.

Em 12 edições já realizadas, o Viva o Taquari Vivo recolheu e deu destinação correta a quase 36 mil quilos de resíduos e contou com a participação de 5.897 voluntários. A iniciativa também contempla a frente de ensino, por meio de cartilhas, seminários com estudantes e jornadas profissionais.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Olá Jornal