Abertura oficial da colheita do tabaco ocorre no dia 06 em Canguçu

Olá Jornal
novembro26/ 2018

Desde 2017 a cadeia produtiva tem um evento para marcar o início da colheita do tabaco. A primeira edição foi realizada em Venâncio Aires, a partir de envolvimento do vice-prefeito Celso Krämer (PTB). Quem organiza o evento é o governo gaúcho, com apoio do Sindicato das Indústrias do Tabaco (Sinditabaco) e a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). Neste ano, a colheita inicia oficialmente no dia 06 de dezembro, no sul do estado.

A cidade de Canguçu, principal produtora de tabaco do país, receberá o evento, organizado pela a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação, entidades do setor e a Prefeitura do município sede. A segunda abertura oficial da Colheita do Tabaco inicia às 15h na propriedade de Renato Bohm Blank.

No ano passado a solenidade de abertura da colheita ocorreu na propriedade de Antônio Alcir Coutinho em Linha Estância Nova. O governador José Ivo Sartori (MDB) participou do evento. A proposta da iniciativa oficial do governo foi articulada pelas lideranças de Venâncio Aires e membros da cadeia produtiva, com a proposta de valorizar os fumicultores, além da força de toda a cadeia produtiva para a economia brasileira. Anualmente o Estado irá organizar a abertura oficial da colheita do tabaco no Rio Grande do Sul, em cidades que se destacam por essa produção no setor primário.

No campo, na Região Sul do Brasil, 600 mil pessoas estão envolvidas na produção do tabaco. Na indústria, são 40 mil empregos diretos. O setor tabageiro é responsável pela geração de R$ 13,2 bilhões em impostos anualmente.
No Estado, a cultura do tabaco envolve 75 mil produtores e 300 mil pessoas no meio rural. Segundo o SindiTabaco, o RS é responsável por metade da produção nacional. Além disso, o tabaco representa 10% de tudo que o estado exporta. A atividade está presente em 238 municípios, sendo que Canguçu, Venâncio Aires e São Lourenço lideram o ranking brasileiro.

Olá Jornal