Abertura da Semana do Meio Ambiente é marcada pela posse dos membros do conselho ambiental

Olá Jornal
junho04/ 2018

Na tarde dessa segunda-feira, 04, a Sala de Reuniões da Prefeitura de Venâncio Aires, recebeu o ato de Abertura da Semana do Meio Ambiente e a posse dos novos membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA).

Buscando conscientizar a população do município, a partir desta segunda-feira acontece a Semana Municipal do Meio Ambiente da Capital do Chimarrão com várias ações como palestras, lançamentos de projetos e mostra de cinema voltada a temas ambientais que irão contar com a participação de alunos dos educandários do Município e também da comunidade.

O Secretário de Meio Ambiente Clóvis Schwertner destacou as ações do Município e que as atitudes começam na casa de cada um. “É uma semana para conversar, apresentar problemas e soluções”, Schwertner aproveitou para convidar a comunidade a prestigiar a programação.

A Presidente do COMDEMA Norma Barden durante sua fala fez uma reflexão sobre as situações ambientais do município e enfatizou que o Conselho foi criado em 1999 e reformulado em 2017 com 15 entidades representativas.

O Vice-Prefeito Celso Krämer comentou que no passado a preocupação maior era com o desmatamento rural “hoje nosso interior já serve de exemplo para um ‘tapete verde’. A parte urbana cresceu muito e com isso o lixo tecnológico. Para mudar isso, nada melhor que a Educação Ambiental”. Krämer também mostrou a preocupação com o descarte incorreto dos resíduos. A Vereadora e Presidente do Legislativo, Sandra Wagner, destacou o importante papel do Conselho “ele leva a informação e esclarece dúvidas da população. Todos nós como cidadão precisamos ter responsabilidade com o Meio Ambiente, essa semana servirá de reflexão para a comunidade”.

O Prefeito Giovane Wickert evidenciou que este foi o primeiro ato para marcar a posse do conselho, “isso é mais que uma obrigação para nós enquanto governo, pois o Conselho é muito ativo e um grande aliado à Administração”. Wickert aproveitou para frisar que diversos conselhos estão sendo ativados novamente, o que vem a marcar uma evolução e parceria.

Venâncio Aires é um dos poucos Municípios da região que conta com uma Secretaria de Meio Ambiente, Wickert destacou que Venâncio pode ser protagonista em nível estadual em diversas frentes em relação ao Meio Ambiente. “Precisamos evoluir bastante, pensar mais em o que estamos produzindo de resíduos, ir à busca de um equilíbrio. O trabalho de reflexão é fundamental para o sucesso, e o mais importante é não empurrar o problema para o outro, cada um precisa fazer sua parte”, finalizou.

A Semana Municipal do Meio Ambiente acontece até o último sábado, 9, com a EcoFeira que acontece na Rua General Osório, ao lado da Prefeitura das 9h às 16h, com recolhimento de resíduos eletrônicos, óleo de cozinha saturado, isopor e ações práticas para demonstrar compostagem além de, distribuições de Mudas Nativas, feira de adoção responsável e brechó, jogos educativos e Mostra de Ação no Castelhano.

Além da abertura da Semana do Meio Ambiente aconteceu a assinatura da portaria nº24.992, que nomeou os membros do Conselho e os quais assumiram posse nesta tarde pelo período vigente de dois anos.

Foram empossados os seguintes membros:

I – Representantes Da Secretaria De Meio Ambiente:

Éder Felipe Schroeder (Titular) E Fernando Alvez Cantini Cardozo (Suplente)

II – Representantes Da Secretaria De Agricultura:

Gerson Rodrigo Antoni (Titular) E Vitor Luis Kroth (Suplente)

III – Representantes Da Secretaria De Educação:

Greici Maria Eugenio De Mattos (Titular) E Graziela Pacheco (Suplente)

IV – Representantes Da Secretaria De Saúde:

Cezar Scherer (Titular) E Selso Luis Do Couto (Suplente).

V – Representantes Da Secretaria De Planejamento, Orçamento E Gestão:

Marco Aurélio Holz (Titular) E Alexandre Machado Silveira (Suplente)

VI – Representantes Da Secretaria De Infraestrutura E Serviços Públicos:

Vilmar Jacob Bender (Titular) E João Vilmar Da Costa (Suplente)

VII – Representantes Do Corpo De Bombeiros De Venâncio Aires:

Sgt André Dos Santos (Titular) E Sd. Ana Cláudia Arenhardt (Suplente)

VIII– Representantes Da Ong Alouatta:

Catia Rosana Hansel (Titular) E Adilson Schneider (Suplente)

IX – Representantes Da Associação Ecológica De Preservação Ambiental E Desenvolvimento Econômico E Social – Planeta Vivo:

Izolde Lourdes Musa Da Silva (Titular) E Marli Bisdorf Fischer (Suplente)

X – Representantes Da Emater – Rs/Ascar:

Alexandre Kreibich (Titular) E Alex Davi Gregory (Suplente)

XI – Representantes Do Sindicato Rural De Venâncio Aires:

Lauri Scwendler (Titular) E Inacio Roberto Guterres (Suplente)

XII – Representantes Do Sindicato Dos Trabalhadores Rurais:

Claudio Fengler (Titular) E Gilmar Rodrigues De Oliveira (Suplente)

XIII – Representantes Da União Dos Moradores De Venâncio Aires – Uamva:

João Da Silva (Titular) E Guiomar Da Rosa (Suplente)

XIV – Representantes De Universidade Com Sede/Extensão No Município – Uninter Cemuc:

Norma Barden (Titular) E Mariana Da Silva Assmann (Suplente)

XV – Representantes De Escola Técnica Com Sede/Extensão No Município – Ifsul:

Ricardo Edler Rotta (Titular) E Josiane Paula Da Luz (Suplente)

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Olá Jornal