Abertura da Colheita do Tabaco no RS será em Canguçu

Guilherme Siebeneichler
dezembro02/ 2018

A Abertura Oficial da Colheita do Tabaco no Rio Grande do Sul irá ocorrer na quinta-feira, dia 6 de dezembro, no município de Canguçu. É o segundo ano da realização da abertura da colheita da cultura, numa organização da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), junto com a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), SindiTabaco e Prefeitura de Canguçu. O encontro será na propriedade de Renato Bohm Blank, no Distrito de Herval, a partir das 15 horas. A exemplo do evento de 2018, está confirmada a presença do governador Ivo Sartori, do secretário da Seapi, Odacir Klein, e de autoridades estaduais e municipais, além de produtores convidados e imprensa.
Para o vice-presidente da Afubra, Marco Antonio Dornelles, a realização da abertura oficial da colheita do tabaco valoriza o fumicultor e toda a cadeia produtiva. “O ato é importante, pois o setor contribui para a permanência das famílias no campo com uma excelente fonte de renda para as propriedades, além de fomentar a geração de empregos nos municípios produtores de tabaco”, destaca Dornelles.

CANGUÇU

O município de Canguçu é um dos maiores produtores de tabaco do Brasil. Na safra 2017/2018 foram 5.502 famílias que produziram, em 9.905 hectares, 22.142 toneladas de tabaco da variedade Virgínia, recebendo, em média R$ 9,18 por quilo de tabaco comercializado, totalizando um faturamento de R$ 203.260.163,40.

Guilherme Siebeneichler