Aberto período de votação para nova reitoria da Univates

Janine Niedermeyer
novembro17/ 2016

Está oficialmente aberto o período de votação para as eleições de Reitor e Vice-reitor da Univates no período de 2017-2020. O lançamento ocorreu na manhã desta quinta-feira, dia 17, em cerimônia realizada no auditório do Prédio 16 da Instituição.

A votação acontece até o dia 23 de novembro, sendo aberta à comunidade acadêmica e aos membros do conselho da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates), mantenedora da Univates. Nos três primeiros dias do período, a votação ocorre no auditório do Prédio 16 e, nos três dias restantes, o processo se dará no Centro de Convivência do Prédio 9.

Com chapa única, o processo deverá reconduzir ao cargo o já Reitor Ney José Lazzari e o Vice-reitor Carlos Cândido da Silva Cyrne. Conforme o Reitor, um dos primeiros passos da gestão 2017-2020 será a efetivação da transformação de centro universitário em universidade, processo já em curso e programado para ocorrer no início do próximo ano.

Além disso, Lazzari afirma que o Parque Científico e Tecnológico (Tecnovates) deve ser uma das prioridades dentro da nova gestão. “Ele envolve uma nova forma de ver o ensino. Precisamos formar alunos que não só possuam um diploma, mas, sim, tenham a perspectiva de gerar emprego também e isso muda toda a estrutura curricular, sendo o Tecnovates o símbolo dessa transformação”, conclui.

Voto eletrônico
Com o apoio da Justiça Eleitoral de Lajeado, a votação será feita com urnas eletrônicas. De acordo com o professor e juiz eleitoral Luís Antônio de Abreu Johnson, o uso dos equipamentos eletrônicos garante mais transparência, comodidade e agilidade ao pleito.

“Com o processo informatizado, buscamos também estimular que os alunos se sintam participantes do processo eleitoral, conseguindo agregar um maior número de eleitores”, garante Johnson.

Próximos passos
De 17 a 23/11/16: votação
Até 25/11/16: publicação do resultado prévio
Até 28/11/16: prazo recursal do resultado prévio
Até 1º/12/16: publicação do resultado definitivo
Até 05/12/16: envio do relatório do processo eleitoral ao Consun
02/01/17: posse dos eleitos

Todas as informações relativas ao processo eleitoral podem ser conferidas no site www.univates.br/institucional/eleicao-de-reitor-e-vice-reitor.

Texto e foto: Artur Dullius/ AI Univates

Janine Niedermeyer