Aberta Semana de Prevenção do Câncer de Venâncio Aires

Guilherme Siebeneichler
abril04/ 2017

Venâncio Aires conta até o sábado com uma semana recheada de ações voltadas a promoção da saúde e prevenção ao câncer. Desde 2013 o município conta com lei que estipula o desenvolvimento de palestras, eventos e divulgação de informações, ao longo de uma semana como forma de prevenir o câncer. A legislação foi proposta pela vereadora Helena da Rosa (PMDB).

Na sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, 03, o secretário municipal de Saúde, Ramon Schwengber e a presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Izolde Bugs, realizaram a abertura oficial da programação especial.

O chefe da pasta destacou a importância da realização do diagnóstico precoce. “É preciso pensar diariamente na prevenção do câncer. É lógico que isso começa na saúde básica. Somente em 2017 a atenção básica de Venâncio realizou 939 exames de pré-câncer. Em todo 2016 foram 3.600 exames do tipo”.

No mesmo sentido, Izolde salientou a necessidade de ampliar os cuidados com a saúde. “Este precisa ser um hábito em cada pessoa, há ações para prevenir. O câncer é traiçoeiro, quando menos se espera, aparece. Cuide da sua saúde para não precisar cuidar da doença”.

PROGRAMAÇÃO

04/04, terça-feira:

19:30 – Palestra para os alunos da Escola Conego Albino Juchen

  • Médica Oncologista Sheila Calleari Marquetto

05/04, quarta-feira:

09:00 – Palestra para o grupo de Ginastica da 3ª idade no Clube 7 de Setembro

  • Odontóloga Daniela Beatriz Bohn

06/04, quinta-feira:

20:00 – Jantar do Risoto – OASE

  • Ingressos com a equipe da Liga Feminina de Combate ao Câncer

08/04, sábado:

08:00 – Ação de Saúde na Travessa São Sebastião Martir

  • Exames de Glicose
  • Aferição de Pressão Arterial
  • Orientações sobre saúde da Equipe da Secretaria Municipal de Saúde
Guilherme Siebeneichler