Aberta oficialmente a colheita do tabaco no Rio Grande do Sul

Guilherme Siebeneichler
outubro27/ 2017

Venâncio Aires sediou na tarde desta sexta-feira, 27, a 1ª Abertura Estadual da Colheita do Tabaco no Rio Grande do Sul. O trabalho foi coordenado pela Secretaria do Estado de Agricultura, prefeitura de Venâncio Aires, Sindicato das Indústrias do Tabaco (SindiTabaco) e Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). O ato contou com a participação de secretários estaduais, deputados, do governador José Ivo Sartori (PMDB) e do ministro do Trabalho e Emprego, Ronaldo Nogueira (PTB).

O prefeito Giovane Wickert (PSB) agradeceu o empenho das entidades para organizar a primeira edição da colheita, oficial, assim como ocorre em outras culturas agrícolas. “Com certeza esse evento será um marco, porque enaltece a cadeia produtiva do tabaco, que gera renda e tributos para os municípios. O tabaco representa a nossa riqueza.”

O ministro elogiou a organização do setor e destacou a necessidade de proteção ao emprego. “Essa cadeia produtivo é importante para o nosso país. Gera 40 mil empregos diretos, e isso é dignidade para as pessoas,” destacou Nogueira.

Já o governador Sartori afirmou que o Estado quer incentivar todas as cadeias produtivas. “A abertura da colheita do tabaco é uma forma de resgatar o papel de importância desse setor. Nossa política é de incentivar a produção, em todos os sentidos.”

A solenidade oficial na propriedade de 55 hectares de Antônio Alcir Coutinho, que ao lado da esposa Silvia Clari Coutinho, 47 anos, e dos três filhos Douglas, Débora e Daísa recepcionaram a comunidade e autoridades.

Guilherme Siebeneichler