Aberta a votação popular que vai contemplar entidade social com usina solar fotovoltaica

Olá Jornal
março28/ 2022

Está aberta, até o dia 30 de junho, a votação popular para escolher a entidade sem fins lucrativos que será beneficiada com o Projeto Social 2022 da Solled Energia, de Santa Cruz do Sul. O objetivo da iniciativa é fornecer um sistema fotovoltaico, de potência máxima de 50kWp, que possibilita a transformação de energia solar em energia elétrica, o que vai contribuir para a redução dos custos da instituição escolhida. A votação popular, que iniciou na última semana, acontece no site  https://www.solledenergia.com.br/social/ .

Após as inscrições on-line das interessadas, entre janeiro e fevereiro, em que poderiam participar entidades sem fins lucrativos de qualquer município do Rio Grande do Sul, cinco foram selecionadas, conforme requisitos do regulamento. A votação acontece entre as instituições: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Associação de Educação Familiar e Social do Rio Grande do Sul – Casa da Criança, ambas de Santa Cruz do Sul; Lar Novo Horizonte, de Venâncio Aires; Fundação Casa dos Sonhos, de Gravataí; e Lar Vicentino Dr. Décio Rosa, de Canoas.

Conforme a diretora da Solled Energia, Mara Schwengber, o resultado da votação popular deve ser anunciado no dia 31 de julho. “Para ser ganhadora do projeto, a entidade também deverá possuir viabilidade técnica para execução da instalação e terá que investir nos módulos e inversores, com valor de custo”, destaca a diretora. A Solled irá fornecer a mão de obra, deslocamento de pessoal envolvido, laudo de viabilidade estrutural emitido pela engenharia, material e projeto elétrico, documentação com a concessionária de energia elétrica e estruturas de fixação no telhado.

Conheça um pouco sobre as entidades selecionadas:

Apae de Santa Cruz do Sul

            A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santa Cruz do Sul promove e articula ações de defesa dos interesses, prevenção, orientação, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes com deficiência intelectual e/ou múltipla. A entidade presta serviços de forma gratuita e mantém convênios com os municípios de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Sinimbu, Passo do Sobrado, Herveiras, e Vale do Sol. Atualmente, a instituição atende 470 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, e conta com 60 profissionais.

Casa da Criança de Santa Cruz do Sul

A Associação de Educação Familiar e Social do Rio Grande do Sul – AEFS/RS – Casa da Criança foi fundada em 17 de fevereiro de 1953. É uma associação civil, de direito privado, beneficente de assistência social, que oferece serviços nas áreas de Educação, Cultura e Assistência Social. A Casa da Criança, que atende crianças de zero a seis anos de idade, distribuídas na creche e na pré-escola, possui uma rotina diária de ações pedagógicas, atividades lúdicas e de recreação. Atualmente, a instituição conta com 170 alunos.

Lar Novo Horizonte de Venâncio Aires

Como a única Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) de Venâncio Aires, o Lar Novo Horizonte foi fundado em 12 de março 1985 e é administrado pelo Lions Clube Venâncio Aires. A instituição presta serviço de enfermagem 24 horas por dia, alimentação, limpeza, lavanderia e atividades recreativas. Atualmente, a entidade possui 32 residentes e conta com uma equipe de 31 funcionários. Os recursos de administração são provindos de mensalidades dos residentes e de doações.

Fundação Casa dos Sonhos de Gravataí

            Criada em 4 de julho de 2001, a Fundação Casa dos Sonhos (FCS) colabora com o desenvolvimento da cidadania e inclusão social ao oferecer suporte a pessoas socialmente vulneráveis. Na prática, a instituição é uma associação, sendo os recursos financeiros provindos de diversos doadores – empresas e pessoas físicas – e de termos de colaboração de órgãos governamentais. Atualmente, a entidade oferece atividades socioeducativas e alimentação a 119 crianças e adolescentes, no turno inverso ao da escola, e também atende 86 famílias.

Lar Vicentino Dr. Décio Rosa de Canoas

Fundado em 23 de novembro de 1961, o Lar Vicentino é uma Obra Unidade da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP). Uma associação de direito privado, filantrópica, beneficente, de assistência social, com natureza de Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI). A instituição, que tem por finalidade prestar serviços de relevância social e de interessa público de acolhimento institucional aos idosos em situação de vulnerabilidade social, conta com uma infraestrutura com capacidade de acolher 72 idosos.

CRÉDITO: Four Comunicação/AI Solled

Olá Jornal