Aberta a 7ª Conferência das Partes para o Controle do Tabaco na Índia

Guilherme Siebeneichler
novembro07/ 2016

Na manhã desta segunda-feira, 7, foi realizada a abertura oficial da 7ª Conferência das Partes da Convenção-quadro para o Controle do Tabaco, na Índia. A sessão de inauguração ocorreu   às 10h30min. A manhã também foi de credenciamento. Prefeitos e deputados garantiram credenciais para acompanhar a sessão após quatro horas de espera.

O secretariado da convenção comandado, pela brasileira Vera Luiza Costa e Silva, realizou os trabalhos de abertura na presença do ministro da saúde e  família indiano, Jagat Prakash Nadda e o presidente do Sri Lanka, Maithripala Sirisena, que tem como meta erradicar a produção de tabaco no país.

As ações governamentais desenvolvidas por nações como Uruguai, Austrália e Reino Unido, para o controle do tabaco tiveram foram destaque na fala de Vera Luíza. Segundo ela, o momento é de melhorar as relações entre os 181 países que assinaram o tratado e buscam realizar medidas conjuntas para diminuir o consumo de cigarros. “Precisamos seguir exemplos destes países e mostrar que não se pode intimidar com a indústria do tabaco. Nestes 12 anos tivemos avanços significativos e precisamos ampliar o controle do fumo.”

Ao longo da tarde desta segunda-feira seguem as discussões da plenária principal, entre as delegações governamentais. Um dos itens analisados neste primeiro dia é a participação do público e imprensa ao longo do evento. Divididos por regiões, os países estão apresentando seus posicionamentos sobre itens de credenciamento e participação.

DELEGAÇÃO

A delegação brasileira na conferência possui 15 membros. É o maior grupo entre os países que integram o tratado global de combate ao tabagismo. Do total, oito membros são ligados ao ministério da Saúde, Anvisa e Inca. O restante representam ministérios como: Fazenda, Casa Civil, Agricultura, Trabalho e Realações Exteriores.

Inicialmente os representantes da cadeia produtiva do tabaco terão encontros diários após as agendas oficiais com a delegação do Brasil. A expectativa é de garantir o diálogo e busca informações sobre debates paralelos que estão sendo realizados ao longo da COP7.

 

Guilherme Siebeneichler