Abatedouro em Cerro dos Bois busca ampliar demanda

Janine Niedermeyer
junho07/ 2016

Localizado em Linha Cerro dos Bois, o abatedouro Bergenthal abate 100 cabeças de bovinos e suínos por mês e o objetivo é chegar à mesma quantia por semana. Para isso será necessário readequações na sede da empresa. Neste sentido, uma reunião já foi realizada entre a diretoria e técnicos do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), responsável pelas inspeções sanitárias em empresas que trabalham com produtos de origem animal.

Convidado pelos proprietários Írio José Bergenthal e Diego Kaufmann, o prefeito Airton Artus e os secretários municipais de Agricultura, Anduir Lenhardt e de Desenvolvimento Econômico, Hélio Lawall, foram até o local conhecer a estrutura do frigorífico e abatedouro, que também busca ampliar instalações para aderir ao SUSAF e poder comercializar carne bovina e suína para outros municípios. Hoje a empresa vende carne para 12 açougues e mercados da Capital do Chimarrão.

“Atualmente temos um grupo familiar que trabalha e administra o abatedouro. Porém, com o novo projeto pretendemos contratar até 15 funcionários”, disse Kaufmann. A empresa se comprometeu a encaminhar uma nova planta com planejamento de ampliação para avaliação do corpo técnico do SIM.

A empresa já iniciou um levantamento de orçamentos e contato com um engenheiro para elaborar a nova planta. “O Abatedouro Bergenthal é mais uma empresa que adere ao projeto do polo de proteína animal em nosso Município”, destacou o prefeito Airton Artus. (AI PMVA)

Foto: Rui Borgmann/ AI PMVA

Janine Niedermeyer