AACEMUC vai abrigar Centro Luso-Açoriano

Olá Jornal
janeiro09/ 2019

A visita de representantes do Instituto Cultural Português a Venâncio Aires, na última segunda-feira, 07, marcou a instalação provisória do primeiro Centro Luso-Açoriano na Capital do Chimarrão. Com o objetivo de abrigar estudos, objetos e artesanato originário português, o local terá como sede o prédio da Associação dos Amigos do Centro Municipal de Cultura (AACEMUC).

A recepção ao casal António Soares e Inèze da Rocha Soares, portugueses radicados em Porto Alegre, aconteceu por membros do Departamento Cultural da AACEMUC. Com a missão de instalar Centros de Cultura Portuguesa pelo RS, o casal comemorou a oferta do local, que já possui estudos de resgate da colonização açoriana desde 2010.

De acordo com a presidente da Associação dos Amigos do Cemuc, Maria Lucia Costa, o resgate dos primeiros colonizadores já é trabalhado pelo Departamento Cultural e resultou na publicação do livro Venâncio Aires buscando Raízes, em 2013. Além disso, a AACEMUC apoia financeiramente o Grupo de Danças Açorianas da escola Brígida Fagundes do Nascimento.

Já a coordenadora do Departamento Cultural, Maria Zulmira Portella de Moura, acrescenta que o intercâmbio de estudos e acervo será enriquecedor para Venâncio Aires. “Se trata de uma importante ferramenta de resgate e preservação deste patrimônio. Além disso, uma oportunidade de divulgação da contribuição portuguesa na formação étnica e cultural do povo gaúcho, sem desprestigiar as outras etnias”, destaca.

A instalação da sala venâncio-airense representa a 24ª unidade de Centro Luso-Açoriano do Estado do Rio Grande do Sul.

Olá Jornal