9ª Mostra Científica Regional Verde é Vida tem 15 projetos apresentados

Guilherme Siebeneichler
julho11/ 2017

Na manhã dessa terça-feira, 11, aconteceu o encerramento do 15º Ano Ambiental do Projeto Verde é Vida da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) de Venâncio Aires e a 9ª Mostra Científica Regional. Na qual, a Capital Nacional do Chimarrão foi a anfitriã do evento, reunindo professores e alunos dos Municípios da região como Arroio do Meio, Boqueirão do Leão, Mato Leitão, Sério e Venâncio Aires, a 9ª Mostra aconteceu no ginásio da Escola Municipal Alfredo Scherer.

O Projeto Verde é Vida possui 25 anos de experiência, já atuou em 600 municípios nos três estados do Sul, envolvendo, mais de 2.000 escolas e um milhão de alunos e professores nas suas atividades de sensibilização ambiental. Nesse 15º ano ambiental, 210 municípios estão envolvidos, 702 escolas são parceiras e 178.281 pessoas em envolvimento com os projetos.

O Gerente da Filial da Afubra em Venâncio Aires, Tiago Maraci, agradeceu o apoios das escolas, alunos e do poder público, e destacou que sem eles o projeto não teria andamento. A Secretária da Educação do Município de Venâncio Aires salientou que o aluno precisa pesquisar, e os professores são os responsáveis pelo ensinamento e incentivo. O Vice-Prefeito Celso Kramer, agricultor envolvido com a fumicultura, realçou a importância do projeto, e o que ele vem fazendo de contra partida, “o projeto incentiva o plantio e não o desmatamento”, disse Krämer.

O Prefeito Giovane Wickert salientou o crescimento que o projeto oportuniza para toda a comunidade.“As pesquisas não são só beneficiam vocês alunos, mas sim, também a sociedade através do estudo de cada um, do envolvimento da comunidade escolar e também das famílias de cada um que de alguma forma participa”, frisou Wickert, que lembrou que já foi aluno do Projeto Verde é Vida, além disso, ele ressaltou a evolução do projeto ao longo dos anos.

AVALIAÇÃO

Durante a manhã, uma equipe de pessoas escolhidas pela Secretária de Educação, fez a avaliação dos 15 trabalhos expostos oriundos dos cinco municípios participantes da região, desses, cinco trabalhos serão escolhidos e passarão para a segunda fase – que ocorrerá durante a reunião, dia 14 de Setembro de 2017 – e classificará um trabalho para a Mostra Científica Sul-Brasileira Verde é Vida, durante a Expoagro Afubra 2018.

Da Capital Nacional do Chimarrão participaram as Escolas: Bento Gonçalves, Cidade Nova, Dom PedroII, Alfredo Scherer e Coronel Thomas Pereira. Os trabalhos foram desenvolvidos levando em consideração a realidade das comunidades escolares.

TRABALHOS CLASSIFICADOS
Cinco foram escolhidas para a 2ª Fase, no dia 14 de setembro, em Sério, onde será definido o trabalho que representa a Região de Atuação durante a 18ª Expoagro Afubra, de 20 a 22 de março de 2018.

Classificaram-se: “Missão Reduzir”, da escola Adélia Corbelini, de Sério, dos alunos Larissa Werner e Germano Zago, orientados pela professora Sandra Werner; “Um tesouro no quintal”, da escola Adélia Corbelini, das alunas Kauana Beatriz de Lima e Nicoli Dandara Grahl, orientadas pela professora Patrícia Favaretto Schimitz; “Horta sustentável”, da escola Dom Pedro II, dos alunos Amanda Vogt de Medeiros e Gabriel Ferreira de Borba, orientados pela professora Mara Lúcia da Costa Pilz; “A arte da alimentação saudável”, da escola Marino da Silva Gravina, de Boqueirão do Leão, das alunas Erica Klaus e Ana Júlia Soares Leite Schena, orientadas pela professora Merice Dalmoro; “Plantas não convencionais como alternativa na alimentação”, da escola Adolfo Mânica, de Boqueirão do Leão, das alunas Ana Cassuli e Amanda Barcela, orientadas pela professora Terezinha de Brum.

As avaliações foram realizadas por pessoas da comunidade de Venâncio Aires.

Guilherme Siebeneichler