21,3 mil pessoas receberão a vacina da gripe em Venâncio Aires

Olá Jornal
abril14/ 2018

A campanha de vacinação que começa no dia 23 de abril e irá vacinar 21,3 mil pessoas no município. As doses disponíveis serão apenas para os grupos de risco, que durante a campanha terão que procurar o Posto de Saúde mais próximo.
Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica e Imunizações de Venâncio Aires, Carla Lili Mülller, aqueles que não receberão a vacina deverão ter outros cuidados. “Para quem não está no grupo de risco ou não consegue comprar a vacina em clinicas particulares é indicado que use álcool em gel e lave as mãos com frequência, além de evitar locais com aglomeração de pessoas”, indica.
De acordo com Carla, neste ano o vírus que está circulando no Brasil é o H1N1, o H3N2 e também a influenza B é o mesmo que nos Estados Unidos. “Durante os meses de setembro e março são realizados pesquisas em todos os países, para saber o tipo de vírus que está circulando para depois produzir a vacina. E por acaso neste ano é o mesmo que o dos Estados Unidos”, explica.
Todos os postos deverão possuir doses da vacina, mas ainda é necessário ligar para ver os horários em que estará sendo realizada a vacinação, afirma Carla.

GRUPO DE RISCO
Serão convocados para fazer a imunização idosos acima de 60 anos, crianças com mais de 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, trabalhadores de saúde, povos indígenas, portadores de doenças crônicas e professores da rede pública e particular.

DIA D
No dia 12 de junho os Postos de Saúde estarão abertos também durante à tarde, para realizar o Dia D da vacinação.

Olá Jornal