2020 para Unisc: servir a comunidade ainda mais

Olá Jornal
janeiro05/ 2021

O ano de 2020 para a Unisc será lembrando como aquele em que mais serviu a comunidade. Desde o início da pandemia, a universidade mobilizou esforços para atender à população nas mais diversas necessidades. Foram 22 ações de enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19) passando pela saúde, assistência e capacitação.

Uma das primeiras ações, ainda em março, foi a preparação de alunos da saúde para atuação junto às equipes do município, caso fosse necessário. A instituição não esperou uma determinação formal, agiu de forma pró-ativa e ativou os recursos disponíveis sejam humanos ou materiais. Utilizou seus espaços para produção desde comida até sabão em barra para distribuição às comunidades carentes.

Para o vice-reitor Rafael Henn, não há dúvida que o grande legado da universidade durante a pandemia será a ajuda às comunidades “Os nossos professores, na maioria dos cursos, realizaram projetos de apoio à pandemia. Foi muito bonito pois foi espontâneo por parte dos professores e apoiado pela reitoria da universidade. A Unisc é uma universidade comunitária e neste momento reforçamos o nosso compromisso em ajudar a sociedade”, avalia.

AÇÕES
Na saúde destacam-se o Tele Cuidado com atendimento da área da medicina a população, a realização dos exames do Covid-19 através dos laboratórios, a análise epidemiológica dos casos positivos e a produção de máscaras face schield. Na área econômica estão ações para ajudar às empresas como o call center do gabinete de assistência jurídica, a assessoria para pequenos negócios, a criação de uma aplicativo para pequenos agricultores venderem seus produtos direto aos consumidores.

Para citar alguns números foram 10 mil pessoas que realizaram cursos de curta duração gratuitos durante 2020, 5 mil testes PCR, 4 mil testes rápidos pela pesquisa EPICOVID, 610 atendimentos no serviço de reabilitação física, 4.226 pessoas atendidas no projeto de inclusão digital e 4.252 atendimentos na liga de psiquiatria. Os números totais serão publicados em um relatório do balanço social em janeiro de 2021.

ENSINO
Na área de ensino, o vice-reitor destaca que o grande aprendizado foi a adaptação dos docentes a novas metodologias de ensino. Ainda em março todos os professores passaram a dar aula de forma remota. “Parece simples, mas não é. Não é simplesmente repetir a maneira de dar aula presencial. Novas metodologias devem ser adotadas, como sala de aula invertida, estudos de casos dirigidos, etc”, explica.

FUTURO
O foco em 2021 será a capacitação dos docentes em metodologias ativas de ensino e a ajuda aos alunos que neste momento de pandemia estão com dificuldades a acessar ou continuar no ensino superior. Henn afirma que o planejamento prevê o retorno às aulas de forma presencial, mas é preciso estar preparado para continuar de forma remota ou híbrida. Todos os professores que irão lecionar em 2021 precisarão fazer as capacitações propostas pela Pró-Reitoria Acadêmica. O foco será a qualidade do ensino e a aprendizagem do aluno.

Ao mesmo tempo, a universidade oferecerá opções em crédito para os alunos. Além do crédito próprio, chamado Crediunisc, onde o aluno irá pagar a metade da mensalidade e a outra parte apenas após a sua formatura, há ainda opções como crédito estudantil através do Sicredi e do Banrisul e os créditos e bolsas do Governo Federal, como o FIES e o PROUNI.
“Há muitas indefinições nos cenários epidemiológico e econômico. Não sabemos quando a vacina irá chegar, nem como será o comportamento das bandeiras de distanciamento social no Rio Grande do Sul e nas nossas regiões. No entanto, estamos preparados para enfrentar as situações com ou sem vacina”, conclui.

Olá Jornal