Soberanas da 15ª Fenachim apresentam trajes típicos

Olá Jornal
dezembro10/ 2018

A apresentação dos trajes típicos das soberanas da 15ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), que ocorre de 1 a 5 e de 9 a 12 de maio de 2019,
ocorreu na noite do último sábado, 08, no Ginásio Luizão da Vila Santa Emília, interior de Venâncio Aires. Na ocasião, também foram conhecidos os casais de festeiros, que liderados por Marlei e Margarete Klock, têm a missão de divulgar o evento e mobilizar a comunidade do centro e do interior para a maior festa do município.

O evento foi prestigiado por mais de 300 pessoas, entre festeiros, coordenadores, comunidade e autoridades, entre elas, o prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert. Para a presidente da 15ª Fenachim, Cleiva Giovanaz Heck, a integração com a comunidade será uma das principais marcas do evento. “A Fenachim é uma festa comunitária e é com este espírito, de envolvimento e de cooperação, que vamos realizar a próxima edição. Estamos muito felizes com a aceitação da comunidade e confiantes de que será um evento inesquecível”, destacou a presidente do evento, Cleiva Giovanaz Heck.

Trajes

Com desenho e pesquisa da estilista Luana Sehn e confecção do Atelier da Costura, de Aline Schmitt, os trajes da Rainha Lavínia Wachholz Naue, e suas Princesas, Thaíse Fagundes e Andressa Halmenschlager foram inspirados no gaúcho campeiro, tendo nos detalhes um mix de referências da pilcha, como botas, chapéu de abas largas, lenço e tirador. “A inspiração buscou honrar a cultura e a tradição gaúcha assim como os símbolos do nosso município”, destaca a estilista.

Nos bordados dos novos trajes, uma homenagem à economia e à cultura do município, com arabescos e folhas de tabaco e de erva-mate. “O branco representa a fraternidade e a união das rodas de chimarrão, enquanto os detalhes acobreados e amarronzados fazem referência à agricultura”, completa Luana. Nos lenços, a referência à bandeira sul rio-grandense, com o vermelho (rainha) para simbolizar o ideal revolucionário e a coragem do povo e o amarelo (princesas) retratando as riquezas do território gaúcho.

Olá Jornal